Em 15 de fevereiro de 1564, nasce em Pisa, Galileo Galiei, o gênio da ciência.

Galileo Galilei é uma das mentes mais formidáveis da história da humanidade. Inventor de múltiplos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da civilização, Galileu também revolucionou teorias que pareciam imutáveis para os homens da sua época.

Retrato de Galileo Galilei - 
Justus Suttermans, 1635, Uffizi
Retrato de Galileo Galilei – Justus Suttermans, 1635, Uffizi

Galileo nasceu em Pisa. Foi o primeiro de 07 filhos. Seu pai, Vincenzo Galilei era músico e sua mãe se chamava Giulia Ammanati. A família se transferiu para Florença quando Galileu tinha cerca de 10 anos de idade.

Galileo, por vontade paterna iniciou os seus estudos com a medicina. Se inscreveu na Universidade de Pisa em 1581, mas rapidamente a sua atenção foi capturada pela matemática, hidráulica e astronomia.

O estudo do pêndulo durante a sua juventude, levou-o a estabelecer a lei do isocronismo nas oscilações. Segundo a tradição trata-se do famoso episódio no Duomo de Pisa, onde ele compreendeu que a velocidade dependia do peso e a ausência do ar determinaria o moto perpétuo.

Galileo teve muito sucesso em Padova, onde foi professor de matemática e inventor da máquina para levar água nos níveis mais altos. Obteve assim do senado veneto a patente para utilização da máquina na utilização pública.

Em 1597 iniciou os estudos e a realização de instrumentos de medidas, entre os quais o compasso para uso geométrico e militar. Nesse meio tempo, iniciou os estudos para aperfeiçoar a luneta que tinha sido inventada pelo holandês Hans Lippershey, aplicando lentes óticas de alta precisão, transformando-o assim em um verdadeiro instrumento científico. Galileo inventou o telescópio e se afirmou como o pai da astronomia, determinando com cálculos exatos a colocação do sol, dos planetas e de diversos corpos celestes. Estudou também as manchas solares.

Em 07 de janeiro de 1607 descobriu os quatro satélites de Júpiter, os quais chamou de Planetas Mediceo, em homenagem a potente família florentina, para a qual ele estava propondo os seus serviços.

Em 1610, em virtude da relação com Cosimo II dos Medici, Galileu retornou a Florença, com o cargo de “Primario Filosofo e Matematico”.

Os conhecimentos astronômicos e as teorias cósmicas maturados em harmonia com Niccolò Copernico levaram Galileo a primeira condenação por parte do Santo Ofício em 1616. A fase sucessiva é a história de uma mente frustrada por causa da mediocridade das acusações sustentadas pelo Tribunal da Inquisição.

Túmulo de Galileo - Basílica de Santa Croce - Florença
Túmulo de Galileo – Basílica de Santa Croce – Florença

Galileo morreu na prisão domiciliar em Florença no dia 08 de janeiro de 1642, com o conforto da filha Maria Celeste e dos seus alunos e assistentes. Foi sepultado na Basílica de Santa Croce em Florença.

Achou este artigo interessante?
Compartilhe em sua rede de contatos do Twitter, no seu mural do Facebook. Compartilhar o conteúdo que você considera relevante ajuda esse blog a crescer. Grazie!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *