Nova luz para o Batistério de Florença! O prémio Oscar Vittorio Storaro e a sua filha Francesca apresentaram em Florença o novo projeto para a iluminação do Batistério de São João.

Nova Luz Batistério de Florença - Projeto Storaro

Uma nova luz para o Batistério de Florença foi projetada de acordo com o simbolismo do monumento dedicado a São João. Francesca e Vittorio Storaro pensaram em um novo sistema de iluminação artística permanente dentro do Batistério e o apresentaram em uma prévia em Florença no seminário “Luz e Arquitetura” que aconteceu no Instituto Lorenzo de ‘Medici.
Vittorio Storaro é um verdadeiro  mestre de luzes e sombras, vencedor de três Oscars de melhor fotografia (Apocalypse Now, Reds, Último Imperador) e sua filha, a arquiteta Francesca Storaro, explicaram que para eles existem uma relação mágica entre luz e arquitetura, cada um ajuda o outro a se revelar. A luz oferece uma forma de comunicação universal, que se aplica a todas as artes e que não apenas garante a percepção dos objetos, mas pode transmitir história, cultura e emoção.
O projeto de iluminação do Batistério de Florença inspira-se no conceito do Batismo, o banho do renascimento através da água, através do qual “vem à luz”. Do octógono, símbolo do infinito, se erguem colunas iluminadas e luzes de tom morno preenchem o mosaico da cúpula até chegar à figura de Jesus que reflete uma sombra mais suave que desce nas paredes internas, num diálogo entre o baixo e o alto, entre o humano e o divino. Os cenários de iluminação são elaborados por 320 luminárias LED que serão colocadas dentro do Batistério.
Desejas visitar o Batistério de Florença com uma guia brasileira? Fale conosco!
Categorias: Florença

Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *