Hoje vamos conhecer uma das joias da Capital da Toscana: a Farmácia de Santa Maria Novella. Trata-se de uma das farmácias mais antigas do mundo.
Um pouco de história
A história da Officina Profumo-Farmaceutica, conhecida em todo o mundo como Farmácia de Santa Maria Novella, é intimamente ligada ao convento dos frades dominicanos de Santa Maria Novella, e a sua origem faz parte do ideal religioso de caridade e de assistência e cura dos enfermos.
O interesse pela medicina e pela arte de preparar substâncias e produtos medicinais era muito comum nos conventos e mosteiros. Os primeiros frades dominicanos chegaram em Florença por volta do ano de 1221 e poucos anos depois os frades começaram a atividade farmacêutica cultivando nos seus jardins (chamado de Orto dei Semplice) ervas medicinais para serem utilizadas na preparação dos remédios, bálsamos, desinfetantes de ambientes e pomadas para a pequena enfermaria do convento da Igreja de Santa Maria fra le Vigne – a Basílica de Santa Maria Novella foi construida somente em época posterior.
Somente em 1612, quando os produtos medicinais fabricados pelos frades ficaram famosos fora dos muros do convento é que a Farmácia de Santa Maria Novella foi aberta ao público. Já no século XVIII os produtos da farmácia ganharam fama internacional, ultrapassando fronteiras chegando assim à Russia, a India e a China.
No século XIX os bens da igreja foram confiscados pelo Governo Italiano e em 1866 o Estado concedeu a gestão da Farmácia Santa Maria Novella a Cesare Augusto Stefani, sobrinho do último frade diretor da Officina. Anos mais tarde, Stefani, através de um ato público comprou definitivamente a farmácia com todos os seu bens móveis. Desde então, quatro gerações da mesma familia comandaram a Offina Farmaceutica Santa Maria Novella.
A Farmácia de Santa Maria Novella hoje
Atualmente a Farmácia é dirigida por Eugenio Alphandery e ainda utiliza matérias primas de alta qualidade e os mesmo métodos de fabricação que eram utilizados pelos frades domenicanos. Todos os produtos são preparados a base de ervas e óleos de origem natural e não são testados em animais.
Os produtos da Farmácia de Santa Maria Novella
Cada produto tem a sua própria história, como por exemplo a “Acqua della Regina” (Água da Rainha), criada especialmente para a rainha da França, Caterina dei Medici, membro da importantíssima e mais potente família florentina (os Medici). Foi a própria Caterina quem promoveu o seu precioso perfume na França.
A farmácia produz um vasto número de produtos que vai desde de perfumes, colônias, cremes, produtos para pele e cabelos, essências, perfumes para casa, produtos infantis, licores, etc.
Não podemos esquecer do Pot-Pourri, uma mistura de ervas e flores típicas das colinas da Toscana que servem para perfumar o ambiente.
Outros produtos importantes são a Água de Rosas, o Liquore Mediceo, o Alkermes, Elisir di China, o Aceto dei Sette Ladri e a Acqua di Santa Maria Novella, conhecida pelas suas propriedades digestivas e produzidas com a famosa erva de Santa Maria.
Um verdadeiro museu
As salas que compõe a Farmácia de Santa Maria Novella são um verdadeiro museu. O acesso a Farmácia é feito através de um grande portal feito em pedra serena (pedra tipica da região) e se localiza na Via della Scala 16 em Florença. Um perfume intenso muito agradável invade todo o ambiente e lhe acompanhará até o grande Salão de Vendas.
O Salão de Vendas
O grande salão de vendas em origem era uma capela dedicada a San Niccoló da Bari e foi finanziada pelos Acciaiolli, rica família de mercantes florentinos. O ambiente foi totalmente reestruturado em 1848 pois a farmácia necessitava de um grande espaço para acolher os clientes.
Assim que você entra na sala o grande lustre captura o seu olhar. No teto são afrescados alegorias dos quatros continentes conhecidos na época: (nota: eu cortaria esta parte pois já se conhecia na época a Oceania) América, Ásia, Europa e África – simbolizam a fama dos produtos da farmácia nos quatro cantos do mundo. Os afrescos foram feitos no século XIX por Paolino Sarti.
Nessa sala você poderá experimentar diversas colônias, perfumes e essências.
A Antica Speziaria
Atualmente é a sala dedicada a herbanária (erboristeria em italiano), estabelecimento que comercializa ervas medicinais, mas de 1612 até 1848 a sala era usada como sala de vendas e exposição de produtos. Esta sala é ligada ao antigo pátio do mosteiro de Santa Maria Novella onde eram cultivadas as ervas medicinais (atualmente o pátio faz parte da escola de Carabinieri).
A Sacristia de San Niccoló
Desde 1600 essa sala era usada para conservar as águas destiladas e assim era chamada de Stanze delle acque (sala das águas). As paredes são completamente afrescadas com história da Paixão de Cristo atribuídos a Mariotto di Nardo, pintor ativo em Florença entre os anos de 1394 e 1424.
0 comentário