
A Catedral de Florença é repleta de estátuas que guardam segredos e histórias da cidade. Hoje vamos lhe contar a lenda de Anselmo e do leão.
Caminhando pelo lado norte da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, é impossível não notar o leão esculpido próximo à porta oposta à torre campanária. Você sabia que há uma lenda fascinante por trás dessa estátua? Giovanni Cavalcanti, em suas Istorie Fiorentine, relata uma curiosa história ligada à Porta della Balla, também chamada de Porta Cornacchini, construída no final do século XIV e ricamente decorada. As colunas que emolduram a entrada exibem um leão com um querubim alado e uma leoa com seus filhotes, um verdadeiro espetáculo de detalhes!
Anselmo, ao passar diariamente pela Via del Cocomero (hoje Via Ricasoli), ficava atormentado por um sonho onde era atacado por um leão idêntico ao da porta da Catedral. O leão esculpido parecia ganhar vida em sua imaginação, alimentando seu medo. Determinado a enfrentar esse pavor, ele tomou coragem e colocou a mão dentro da boca da estátua. Foi seu jeito ousado de exorcizar o temor que o perseguia!
Infelizmente um escorpião venenoso que estava aninhado dentro da boca da estátua picou um dos dedos de Anselmo. Assim sendo, a vítima morreu dentro de 24 horas, fazendo assim que o seu sonho (ou pesadelo?) premonitório se tornasse realidadade.
0 comentário