Neve em Florença, março de 2018

Foto: Rainews

Neve em Florença: hoje, 1º de março de 2018, a cidade Berço do Renascimento amanheceu toda branquinha por causa da baixa temperatura  trazida pela Fera do Leste, que invadiu todo o território italiano.

Muitos dos meus clientes me perguntam se é comum nevar em Florença. Eu sempre respondo que é possível nevar na capital da Toscana, mas que é algo muito raro. Geralmente quando neva em Florença, toda a península italiana já está toda branquinha.

Nos últimos dias, toda a Europa sofre com o frio e o gelo que vieram da Sibéria, e assim, finalmente a neve chegou em Florença.  É a temperatura mais baixa dos últimos anos. A última grande nevada em Florença foi em 2012. Scarperia, cidade localizada no Mugello, a cerca de 40 km de Florença, durante a noite de ontem a temperatura chegou a onze graus negativos.

Neve em Florença, março de 2018

Foto: Rainews

Nesta madrugada, por volta das 24h50 caíram os primeiros flocos de neve em Florença.  Depois de meia hora, a neve já cobriu os carros que estavam estacionados nas ruas da cidade. Algumas horas mais tarde, as ruas de Florença já tinham sido cobertas por uma camada de pelo menos dois centímetros de neve. Assim, com as ruas desertas, os veículos e máquinas (spazzaneve e spargisale) da defesa civil de Florença não tiveram grandes problemas para liberar a ruas e espalhar o sal. Sim, o sal é o principal trunfo para derreter a neve e o gelo nas estradas! A prefeitura de Florença disponibilizou mais de 500 toneladas de sal para serem espalhados pelas as ruas e estradas da cidade.

Com o passar das horas e o aumento da temperatura, a neve se transformou em chuva e a vida da cidade começou a voltar ao normal. Ver os monumentos da cidade cobertos pela neve é um grande espetáculo – eu diria que quase romântico… mas para as cidades que não são habituadas a neve, como Florença, o espetáculo pode ser transformar em um grande problema.

Neve em Florença, março de 2018

Foto: Rainews

Hoje por exemplo, em quase toda a Toscana, as escolas permaneceram fechadas.  Alguns museus em Florença, a cúpula e a torre campanária da Catedral de Florença, por questão de segurança não abriram hoje. Em Florença, alguns trens de alta velocidade e voos foram cancelados.

Apesar dos transtornos, é uma ótima oportunidade para aproveitar o raro cenário de Florença imbiancata, para se deslumbrar com a beleza cidade e tirar as melhores fotografias.

Categorias: Florença

Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

1 comentário

cristiane · outubro 2, 2018 às 8:02 am

Oi gente, amei o site parabéns pelo trabalho de vocês. beijos Cris :*

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *