Florença é a capital da região da Toscana e é considerada o berço do Renascimento italiano. Por toda a cidade respiramos arte e cultura. Governada durante muitos anos pela família Medici, a cidade foi a pátria de grandes gênios da literatura e da arte, como Dante Alighieri, Donatello, Brunelleschi, Maquiavel e tantos outros igualmente famosos dos quais encontramos evidências nas ruas da cidade. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1982. A pergunta que não quer calar: qual a melhor época para visitar Florença?

Florença
Florença vista do Piazzale Michelangelo

Partindo do princípio que a cidade é esplêndida em todas as épocas do ano, é interessante saber se existe um período melhor para poder vivenciar a cidade ao máximo, tanto pelo clima mais favorável como pelo fluxo de turistas.

É importante saber que Florença possui um clima temperado: verão quente e seco e inverno frio e úmido.

Primavera

A melhor época para visitar Florença é, portanto, de março a junho (a cidade aparece em todo o seu esplendor com suas colinas verdes e belas flores) e de setembro ao início de novembro pois esses meses oferecem temperaturas amenas e dias ensolarados.

Outono

No outono é mais provável que chova, mas neste caso não faltam coisas para fazer em Florença: a Galeria Uffizi, os museus, as igrejas e os palácios da cidade serão um excelente abrigo! O outono também é um excelente período para participar de experiências gastronômicas: visitar uma vinícola, caça às trufas e ainda participar da colheita das oliveiras.

Verão

Os meses de verão de julho e agosto, por outro lado, são os mais quentes e abafados e a presença de turistas é definitivamente notável.

Aconselhamos, portanto, a compra de ingressos para as atrações online, assim você evitará filas ao sol e terá mais tempo para se dedicar à visita. Os pontos positivos do verão são: dias mais longos, espetáculos musicais e festas tradicionais na maioria das cidades da Toscana.

Inverno

Se você gosta da ideia de visitar Florença no inverno, a época ideal é em dezembro, quando os dias costumam ser claros e ensolarados e há poucos turistas. É o momento certo para desfrutar dos museus e atrações com total tranquilidade. Além disso, a cidade decorada para as festas de Natal adquire um encanto e magia inesquecíveis. Neve? Não é comum, mas com um pouco de sorte você poderá ver Florença branquinha do Piazzale Michelangelo.

Enfim…

Quando visitar Florença, depende de você: no verão ou no inverno, na primavera ou no outono, esta esplêndida cidade da arte nunca o decepcionará!

Categorias: Florença

Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *