Acontece hoje… Hoje, dia 23 de abril, celebramos o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2020. A obra de arte escolhida é o retrato de Maria Adelaide da França vestida “alla turca” do pintor Jean Ettiene Liotard. A obra faz parte da coleção da Galleria degli Uffizi.
Jean Etienne Liotard era um versátil pintor suíço, ativo na França, na Itália, na Áustria, na Inglaterra e na Turquia. Era muito habilidoso em retratos, em tons pastéis, além de ser também escritor. Como retratista, ele representava pessoas religiosas, reais e comuns e também alguns autorretratos.
Suas pinturas ganharam uma nota especial após sua viagem a Constantinopla com Lord Duncannon, onde ele adotou a moda local. Como podemos ver no autorretrato pastel de 1773, Liotard usava chapéus típicos da Turquia, e em algumas obras o vemos com uma barba excêntrica. Essas obras deram a ele o apelido de “pintor turco”.
A terceira filha de Luís XV é retratada enquanto está absorvida na leitura, deitada em um sofá, em um interior sem adornos, sem referências principescas.
O charme da composição está na pose da figura e nos contrastes entre as cores. O verde do sofá contrasta com a cor do chapéu usado pela princesa.
O chapéu cobre apenas a parte superior da cabeça. O chapéu é extremamente feminino em alguns detalhes: uma pena, um fio duplo de pérolas brancas e uma pedra em forma de gota pendurada até a orelha.
Os brincos combinam com a rica decoração do chapéu. O penteado de Maria Adelaide é representado com muita atenção nos detalhes: reparem na trança, enrolada em coque.
A sobreposição dos tecidos é típica do vestido turco: Maria Adelaide usa uma espécie de roupão bordado com flores, abaixo do qual podemos ver uma calça listrada grande. As mangas se alargam do cotovelo.
0 comentário