Acontece hoje… Hoje, dia 23 de abril, celebramos o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2020. A obra de arte escolhida é o retrato de Maria Adelaide da França vestida “alla turca” do pintor Jean Ettiene Liotard. A obra faz parte da coleção da Galleria degli Uffizi.

Retrato de Maria Adelaide da França

Jean Etienne Liotard era um versátil pintor suíço, ativo na França, na Itália, na Áustria, na Inglaterra e na Turquia. Era muito habilidoso em retratos, em tons pastéis, além de ser também escritor. Como retratista, ele representava pessoas religiosas, reais e comuns e também alguns autorretratos.

Autorretrato Jean Etienne Liotard, Uffizi.
Autorretrato Jean Etienne Liotard, Uffizi

Suas pinturas ganharam uma nota especial após sua viagem a Constantinopla com Lord Duncannon, onde ele adotou a moda local. Como podemos ver no autorretrato pastel de 1773, Liotard usava chapéus típicos da Turquia, e em algumas obras o vemos com uma barba excêntrica. Essas obras deram a ele o apelido de “pintor turco”.

A terceira filha de Luís XV é retratada enquanto está absorvida na leitura, deitada em um sofá, em um interior sem adornos, sem referências principescas.

Detalhe: Maria Adelaide da França vestita alla turca

O charme da composição está na pose da figura e nos contrastes entre as cores. O verde do sofá contrasta com a cor do chapéu usado pela princesa.
O chapéu cobre apenas a parte superior da cabeça. O chapéu é extremamente feminino em alguns detalhes: uma pena, um fio duplo de pérolas brancas e uma pedra em forma de gota pendurada até a orelha.

Os brincos combinam com a rica decoração do chapéu. O penteado de Maria Adelaide é representado com muita atenção nos detalhes: reparem na trança, enrolada em coque.

Detalhe da calça listrada

A sobreposição dos tecidos é típica do vestido turco: Maria Adelaide usa uma espécie de roupão bordado com flores, abaixo do qual podemos ver uma calça listrada grande. As mangas se alargam do cotovelo.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *