Muitas pessoas acreditam que ela seja a esposa do Papai Noel, enquanto outras a consideram sua irmã. Mas quem é realmente a Befana? Venha conosco descobrir uma das mais importantes tradiçoes italianas e o seu significado.

Quem é REALMENTE a Befana?

Menos conhecida no exterior, é muito esperada em algumas regiões da Itália: estamos falando da Befana! Essa velhinha com “os sapatos todos furados” chega na noite da Epifania, entre 5 e 6 de janeiro, trazendo para as crianças doces, brinquedos ou… carvão! Mas você sabe quem é realmente a Befana? Além de ser uma velhinha na vassoura, é claro. Vamos descobrir juntos!

Existem várias teorias formuladas por estudiosos de história e culturas populares sobre a origem da Befana. Para alguns estudiosos, o termo Befana deriva do grego “Epiphaneia”, ou seja, “manifestação”: indicava o dia em que Jesus se manifestava aos três Reis Magos. Portanto, a invenção de uma velhinha que traz os presentes estaria sempre relacionada ao gesto realizado por Baltasar, Gaspar e Melchior.

A Befana e os Reis Magos

No coração das tradições natalinas, uma história fascinante se desenrola, envolvendo a Befana e os Reis Magos. Dizem que, em tempos antigos, quando o menino Jesus nasceu, os Reis Magos estavam em busca de Belém. Em sua jornada, eles se depararam com uma velhinha que, ao invés de oferecer ajuda, hesitou em mostrar o caminho.

Com o brilho das estrelas iluminando a noite, os Reis Magos, determinados a encontrar a manjedoura, partiram sem a orientação que tanto precisavam. No entanto, ao amanhecer, a velhinha se deu conta do seu erro. Arrependida por não ter ajudado aqueles nobres viajantes, ela decidiu que, a partir daquele dia, faria algo especial.

Assim, todos os anos, na mágica noite de 6 de janeiro, a Befana percorre o mundo, trazendo presentes para as crianças. Com seu coração generoso, ela homenageia o menino Jesus, retribuindo o gesto dos Reis Magos. E assim, a tradição continua, unindo gerações em torno do amor e da esperança.

Befana: Tradições e Significados

Você sabia que a Befana tem raízes profundas em Roma? Segundo estudiosos, seu nome pode ter origem no folclore italiano, especialmente romano, em homenagem a uma antiga celebração que marcava o início do ano em honra da deusa Strenia. Essa deusa, símbolo de prosperidade e bons auspícios, era celebrada em uma festa repleta de trocas de presentes, dando origem ao termo “strenne”.

A história nos conta que Bastrina, uma figura mística, é considerada a herdeira da deusa Strenia, e assim o nome evoluiu para Befana. Avançando para tempos mais recentes, já no século XIX, a tradição de encenar a chegada da Befana montada em sua vassoura era uma festa popular em Roma, que na época ainda não era a capital da Italia unificada. Curiosamente, durante o regime fascista, Mussolini decidiu substituir os tradicionais “remendos da saia” por um “vestido à romana”, dando um toque especial à celebração.

O dia 6 de janeiro é mais do que apenas a chegada da Befana; é também o dia que celebramos os Magos do Oriente que visitam o Menino Jesus. Mas o que realmente encanta as crianças é a figura da Befana, que traz presentes para os que se comportaram bem e, para os travessos, um pedaço de carvão.

A lenda nos conta que o período natalino, entre dezembro e janeiro, era desafiador para os agricultores. O imperador Aureliano havia proclamado o dia 25 de dezembro como a “festa do sol”. Por 12 dias, um tronco de carvalho era queimado incessantemente, e acredita-se que do carvão brotaria sorte para o novo ano. Isso mesmo: o carvão da Befana! Portanto, se você encontrar carvão na sua meia, não se desespere! Em vez disso, celebre, pois isso é um sinal de que você não é mau, mas sim portador de boa sorte!

Se a Befana tem origens ligadas aos Reis Magos ou à Antiga Roma, isso pouco importa. O que realmente conta é a alegria que ela traz a todos, especialmente quando enche as meias com carinho e magia!

Befana 2025: Florença

Florença se prepara para celebrar a Epifania 2025 com o espetáculo voltado para a família na segunda-feira, 6 de janeiro, quando às 11h30 a Befana e suas ajudantes descerão do icônico Arco da Praça da República. A performance aérea será realizada pelos operadores da Acrobatica, e uma vez que a Befana e as ajudantes pousarem no chão, as crianças poderão receber balas e doces artesanais.

A Befana dos Bombeiros na Praça da Signoria, na tarde de 6 de janeiro, no âmbito do já tradicional evento dedicado às crianças. A descida da Befana começará por volta das 15h e terminará após o pôr do sol. A Befana demonstrará suas habilidades acrobáticas, descendo da varanda acima da Loggia dei Lanzi e distribuirá balas e doces para os pequenos espectadores. Na difícil descida aérea, a idosa será ajudada por cinco valorosos bombeiros que lhe darão assistência e, através do uso de técnicas de descida em corda SAF (Espeleologia – Alpino – Fluvial), a levarão ao chão para encontrar os pequenos fãs.

Buona Befana a tutti!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page