Qual a diferença entre um guia de turismo e um acompanhante de turismo?

Muitos, sobretudo os que não pertencem ao setor do turismo, não compreendem bem as funções de um guia de turismo e de um acompanhante de turismo. É verdade, são duas figuras que se sobrepõem e muitas vezes se complementam mas possuem funções diferentes.

Gostaria de sublinhar que a distinção entre as duas figuras está presente apenas em Itália. De fato, o Guia de Turismo, noutros países, também exerce as funções de Acompanhante.

“O guia de turismo é aquele que, por profissão, acompanha indivíduos ou grupos em visitas pela cidade, a obras de arte, museus, galerias, escavações arqueológicas, ilustrando também os atrativos históricos, artísticos, monumentais, paisagísticos e naturais”.

Concretamente, um guia de turismo é o cartão de visita de uma cidade – o qual ilustra as belezas históricas, naturalistas e monumentais mas também conta anedotas e curiosidades sobre costumes e tradições.

O Acompanhante de turismo, chamado também de Tour Leader encarrega-se de acolher e acompanhar indivíduos ou grupos de turistas em deslocações dentro do país e no estrangeiro em programas turísticos previamente elaborados pelos organizadores.

O Acompanhante é, portanto, um ponto de referência para um grupo de turistas que contratam uma Agência de Viagens – Tour Operator ou organização turística.

A principal tarefa é fazer cumprir o programa de viagens, as diferentes paragens e visitas, respeitando os horários.

O Acompanhante de turismo deve conhecer os usos e costumes do local, ter forte capacidade de resolução de problemas. De fato, podem ocorrer inconvenientes como problemas de saúde de um ou mais membros do grupo, problemas no alojamento, meios de transporte, etc.

Por que estou enfatizando essas diferença? Porque tenho visto diversos acompanhantes de turismo vendendo tours em sites e redes sociais. Um acompanhante de turismo não pode descrever monumentos, atrações, etc. Esta é função do Guia de Turismo. Fique esperto na hora de contratar a sua visita guiada. Confira sempre se o profissional que você está contratando é habilitado como guia de turismo.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *