Saiba o que é e como funcionará o duplo escorregador do Palazzo Strozzi em Florença!

Há alguns dias que podemos observar diversos operários que trabalham em um dos pátios mais famosos da cidade na criação de um duplo escorregador e um e um laboratório dentro da Strozzina. O que será? Para que serve? O que está acontecendo?

The Florence Experiment

É um experimento real entre ciência, natureza e arte, no qual os visitantes podem participar como protagonistas, entrando nos escorregadores monumentais e chegando à Strozzina, onde um laboratório científico será montado.

Tudo isso será possível entre os dias 19 de abril a 26 de agosto de 2018, o período escolhido para o The Florence Experiment, um projeto do artista alemão Carsten Höller, famoso por sua reflexão entre arte, ciência e tecnologia, e do neurobiólogo Stefano Mancuso, que tem como objetivo investigar a inteligência das plantas.

Como funcionará o duplo escorregador do Palazzo Strozzi?

O experimento consiste em duas partes. O primeiro passo é o duplo escorregador no pátio do Palazzo Strozzi: duas estruturas de aço e policarbonato que partem da varanda do segundo andar e chegam ao pátio. Os visitantes poderão fazer esta descida de 20 metros carregando uma muda de feijão, que deverá ser devolvida no final da experiência aos cientistas. As emoções de excitação, surpresa, diversão e medo experimentadas pelos participantes serão comparadas com o crescimento e reações de diferentes tipos de plantas, a fim de estudar a empatia entre organismos vegetais e seres humanos.

A segunda parte do The Florence Experiment acontece no “Laboratório Strozzina”, com dois cinemas especiais: um deles exibe peças de filmes famosos de comédia, nas outras cenas de filmes de terror. Também neste caso as emoções dos visitantes serão os protagonistas: eles produzirão diferentes compostos químicos voláteis (VOCs) que serão transportados na fachada do Palazzo Strozzi e influenciarão assim um “mural vegetal”. Do lado de fora do prédio, grandes estruturas tubulares abrigam plantas de jasmim, cujo crescimento dependerá das emoções humanas.

Com este projeto corajoso e original o Palazzo Strozzi se torna uma plataforma de experimentação totalmente contemporânea, transformando-se em um laboratório de diálogo entre arte e ciência.

Outras informações:
  • Onde: Palazzo Strozzi, Florença;
  • Horário: todos os dias das 10 às 20h. Quinta-feira das 10 às 23h;
  • Preço: € 7 adultos.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *