Maria dos Medici, Bronzino – Uffizi

Hoje é aniversário de morte da filha primogênita de Cosimo I dos Medici e Eleonora de Toledo: Maria  dos Medici. Nessa ocasião escolhemos a obra de Agnolo Bronzino, retratista dos Medici, para ser  o protagonista do artigo de hoje.
Maria Lucrezia dos Medici nasceu em Florença em 3 de abril de 1540 e morreu em Livorno em 19 de novembro de 1557. Ela era a filha mais velha do Grão-Duque da Toscana Cosimo I de’ Medici e Eleonora de Toledo.
 
Cosimo eu já tinha tido uma filha ilegítima, Bia; mas Maria foi sua primeira filha legítima, nascida de seu casamento com a nobre espanhola Eleonora de Toledo, foi a primeira filha de uma série de onze filhos legítimos.
 
Maria foi educada como uma verdadeira princesa, juntamente com seus irmãos, vivendo com seus pais no Palazzo Vecchio. Entre os tutores lembramos Pierfrancesco Riccio, Antonio Angeli da Barga. Os cronistas da época relatam como ela falava espanhol fluentemente, ensinado pela  mãe Eleonora e aperfeiçoado sob a orientação de mestres ibéricos.

Detalhe: Maria dos Medici – Bronzino

Já em tenra idade, seu casamento fora arranjado oficialmente para Afonso II d’Este; mas o casamento nunca aconteceu, porque em 1557 Maria morreu em Livorno, provavelmente atingida por febres de malária. Tempos depois, Afonso II d’Este esposou Lucrezia, a irmã mais nova de Maria dos Medici.
 
De Maria resta um retrato precioso de Agnolo Bronzino, executado quando tinha cerca de sete ou oito anos de idade, mantido no Uffizi. Entre os retratos da família de Cosimo I, pintado por Bronzino, o seu é um dos mais solenes – o precioso vestido de veludo preto, bordado em ouro e com uma fina seda branca, realça sua pele clara e sua pele.

Detalhe: Maria dos Medici – Bronzino

A expressão de Maria é cuidadosa e profunda. Magnífico é o conjunto de jóias, especialmente as pérolas, que sublinham seu status principesco e hoje representam um precioso testemunho da moda da época. Seus restos mortais estão enterrados no oratório da fortaleza de Livorno.
 
Desejas fazer um tour temático em Florença sobre a família Medici ou visita a Galleria degli Uffizi com um guia brasilieiro, fale com a gente!
Achou este artigo interessante?
Compartilhe em sua rede de contatos do Twitter, no seu mural do Facebook ou simplesmente pressione “+1” para sugerir esse resultado nas pesquisas do Google. Compartilhar o conteúdo que você considera relevante ajuda esse blog a crescer. Grazie!

Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *