25 de março é uma data especial na história de Florença: é dia de festejar o Ano Novo Florentino.

Placa Loggia dei Lanzi - Ano Novo Florentino.
Placa Loggia dei Lanzi – Ano Novo Florentino

Na Loggia dei Lanzi, localizada na Piazza della Signoria, há uma placa, conhecida por poucos, que comemora um evento verdadeiramente significativo para a vida civil dos habitantes do então Grão-Ducado da Toscana. A placa recorda como, em 22 de dezembro de 1749, o Grão-Duque Francesco III de Lorena impôs a mudança do calendário, movendo o início do ano civil para 1º de janeiro, o que já era em uso em muitos outros estados italianos e estrangeiros por pelo menos dois séculos. Desde da Idade Média, a Toscana usava a data de 25 de março como o primeiro dia do ano calendário civil. Por exemplo, o ano de 1635 iniciava no dia 25 de março e terminava no dia 24 de março do ano successivo.

Esse cálculo do calendário é muito conhecido pelos estudiosos da Idade Média pois devem sempre levar isso em consideração nos seus estudos sobre documentos antigos. O cálculo é conhecido ainda hoje como estilo “ab Incarnatione domini”. O termo refere-se à festa da Anunciação (quando o arcanjo Gabriel anunciou a Maria), isto é, a Encarnação de Jesus – que foi adequadamente estabelecida contando nove meses do Natal. 25 de março, para a fé cristã, corresponde à passagem para a era da salvação; Por isso, é fácil entender o motivo pelo qual o início do novo ano coincidia com a Anunciação do Arcanjo Gabriel.

Além disso, a Anunciação, com os referidos significados religiosos, correspondia, embora de forma imprecisa, ao equinócio da primavera, ou seja, ao momento astronômico no qual os dias voltam a se prolongar; e, portanto, é fácil deduzir como os primeiros cristãos desejaram coincidir a concepção do Salvador no dia no qual se observava nos astros a “vitória da luz sobre as trevas”.

Anunciação Santissima Annunziata
Anunciação – Basílica Santissima Annunziata

Para comemorar o ano novo, os florentinos peregrinavam até a Basílica da Santíssima Annunziata, na bela praça como o mesmo nome. A igreja dos Servos de Maria, preserva ainda hoje um afresco muito reverenciado que, segundo a tradição, havia sido terminado por um anjo, quando o pintor em desespero adormeceu. No entanto, o tema da Anunciação é muito amado na pintura florentina: de Botticelli a Leonardo, todos os grandes artistas representaram o anúncio do arcanjo Gabriel à Maria. Ainda hoje, a comuna de Florença, organiza um grande cortejo pelas ruas da cidade que finaliza na Basílica Santissima Annunziata.

Até o século II aC o calendário romano provavelmente também iniciava algumas semanas antes do equinócio. O estilo “ab Incarnatione domini”, portanto, teve a vantagem de restaurar o significado original dos nomes de alguns meses, como: setembro (“sétimo mês”), outubro (“oitavo mês”), novembro (“nono mês”) e dezembro (” décimo mês “). Tais meses levam em consideração à numeração, precisamente a partir de 1º de março).

Feliz Ano Novo Florentino!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *