Em 26 de março de 1266, Dante Alighieri foi batizado no Batistério de San Giovanni em Florença.

A data do seu nascimento é incerta e segundo os historiadores, o Poeta Supremo, nasceu entre maio e junho de 1265. Essa aproximação foi alcançada através de estudos que envolveram diferentes disciplinas, com base nos textos do poeta, mas também através de fontes externas e dados indiretos, às vezes obtidos por dedução.

Sabemos porém com certeza que Dante foi batizado em 26 de março de 1266, Sábado de Aleluia. De acordo com o antigo costume, o Batismo em Florença era celebrado no Sábado de Aleluia em uma cerimônia pública que envolvia uma grande multidão. O pequeno Alighieri foi chamado de Durante, em homenagem ao avô materno.

Tempos atrás o batismo era feito em Florença por imersão. Assim, foi construída na área central do “Bel San Giovanni” uma grande fonte de mármore octogonal que simboliza o oitavo dia (octava dies), o tempo da Ascensão de Cristo. Simbolizava a vida eterna, que é dada pelo batismo.

Uma lanterna, localizada no teto do Batistério iluminava a grande fonte batismal. As escavações revelaram também que entre a grande fonte octogonal e a scarcella (abside de pequena dimensão), existia uma outra fonte, bem menor, a qual segundo o rito ambrosiano, os neófitas lavavam os pés após receber o batismo.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.