Após mais de cinco anos de restauro, a Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci retorna a Galleria degli Uffizi em Florença.
Guia brasileira em Florença

Detalhe Adoração dos Magos – Leonardo da Vinci – Uffizi

A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci, o grande gênio toscano do Renascimento, finalmente após muitos anos de restauro está retornando para a casa, ou melhor, para a Galleria degli Uffizi em Florença.

A obra foi restaurada pelo Opificio delle Pietre Dure e será exposta na Galleria degli Uffizi a partir da próxima terça-feira, 28 de março de 2017, na exposição: “‘Il cosmo magico di Leonardo – L’Adorazione dei Magi restaurata‘”

Para transportar a obra até o Uffizi foi necessário o acompanhamento dos carabinieri. Chegando no Piazzale, com a ajuda de uma braço mecânico, a obra foi levada até o segundo andar do Uffizi.

Os frades agostinianos encomendaram a Adoração dos Magos a Leonardo no ano de 1481. A obra deveria ser colocada na Igreja de San Donato a Scopeto, mas devido a partida de Leonardo para Milão em 1482, a obra nunca foi terminada.

Alguns anos mais tarde, os frades agostinianos encomendaram a Filippino Lippi, um quadro com o mesmo tema (Adoração dos Magos), para substituir a obra que foi abandonada por Leonardo. Na exposição “‘Il cosmo magico di Leonardo – L’Adorazione dei Magi restaurata‘” será possível admirar as duas obras.

Guia brasileira em Florença

A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci permaneceu por um período na casa da família dos Benci, para depois entrar na coleção dos Médicis e assim na Galleria degli Uffizi.

Sua restauração, além de ter resolvido alguns problemas de conservação, tornou possível recuperar tons inesperados e a sua plena capacidade de leitura, cheio de detalhes fascinantes que abrem novas perspectivas sobre o seu significado iconográfico.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *