ANO LEONARDIANO EM FLORENÇA: TRÊS EXPOSIÇÕES QUE CELEBRAM GENIO DA VINCI
Além do Codex Leicester na Gallerie degli Uffizi, haverá uma exposição de Verrocchio no Palazzo Strozzi, uma sobre o Código Atlântico (Codex Atlanticus) no Palazzo Vecchio e, finalmente uma terceira dedicada à botânica.
Florença celebra o Ano Leonardiano com três novas exposições dedicadas ao gênio da Vinci, em homenagem ao 500º aniversário de sua morte.
Além da exposição sobre o Codex Leicester em curso no Uffizi, o prefeito Dario Nardella anunciou essa semana mais três novos eventos especiais.
Palazzo Strozzi: Verrocchio, o Mestre de Leonardo
A primeira será a exposição sobre Verrocchio no Palazzo Strozzi, dedicada ao mestre de Leonardo, a quem para a ocasião o Palazzo Vecchio emprestará o Putto com golfinhos.
Pela primeira vez uma exposição dedicada ao mestre de Leonardo da Vinci. A exposição reúne obras-primas extraordinárias de Andrea del Verrocchio, um dos maiores mestres do século XV, juntamente com obras fundamentais de artistas como Pietro Perugino, Domenico Ghirlandaio e Leonardo da Vinci, seu aluno mais famoso.
Com curadoria de Francesco Caglioti e Andrea De Marchi e com a colaboração com o Museu Nacional de Bargello, que abrigará uma seção, a exposição celebra a figura de um artista que como pintor, escultor, ourives e desenhista foi um brilhante intérprete dos valores do Renascimento na Florença Mediceana de Cosimo, o Velho, Piero e Lorenzo, o Magnífico. Verrocchio e a sua “bottega” influenciou toda uma geração de mestres do século XV na Itália e na Europa.
A exposição Andrea del Verocchio, Maestro de Leonardo é prevista para o período de 08 de março a 14 de julho de 2019.
Codex Atlanticus – Palazzo Vecchio
Na primavera de 2019, o Palazzo Vecchio apresentará uma seleção do Código Atlântico que atualmente são guardados na Biblioteca Ambrosiana, em Milão. As páginas que serão em mostrar foram selecionadas com base no trabalho que Leonardo realizou em Florença. Esta será uma exposição inovadora e inédita do gênero. A exposição do Codex Atlanticus terá doze páginas expostas, entre as quais se destacam o Palazzo Vecchio e a batalha de Anghiari, o rio Arno e a relação com os Medici.
O Código Atlântico é a mais ampla coleção de desenhos e escritos deixados por Leonardo da Vinci.
Em 1519, com a morte de Leonardo em Amboise, a coleção de seus manuscritos foi herdada por Francesco Melzi, aluno de Da Vinci, que chegou a Milão em 1523.
Estudos de Botânica
Finalmente, o Ano Leonardiano em Florença será fechado com outro projeto dedicado ao estudos de Leonardo na botânica. Estaexposição irá acontecer na segunda metade do ano de 2019.
1 comentário
Maricélia A. Bartolomei Pedico Saragiotto · março 24, 2019 às 12:53 pm
Com certeza, iremos!