Encontrados em Florença restos de uma necrópole romana. Todos sabemos que Florença é um museu a céu aberto, mas a grande novidade é que a cidade também é um grande museu debaixo da terra. Leia nosso artigo e fique sabendo o motivo!

Que Florença é de origem romana, não é novidade para ninguém. De fato, a fundação de Florentia (nome romano de Florença), remonta ao ano de 59 a.C. Era uma colônia milatar, fundada na época de Julio Cesar para abrigar os soldados romanos aposentados após as batalhas contra a Gália.

A novidade, porém é outra. Há tempos, a zona da estação Santa Maria Novella no centro de Florença está em obras para a construção de uma nova linha da tramvia (um trem elétrico muito parecido com o metrô de superfície). Com as escavações da tramvia, foram descobertos restos de uma grande necrópole romana que remonta ao I século d.C.

Encontrada necropole romana em Florença

Foto: La Repubblica

A área em que as descobertas foram feitas é muito vasta e se estende desde da zona em torno da atual estação ferroviária Santa Maria Novella na via Valfonda até a parte mais ao norte, próximo ao Viale.

Na via Valfonda foi encontrado um esqueleto que remonta ao primeiro século depois de Cristo, juntamente com um rico conjunto de vasos e lâmpadas a óleo. Entre o Viale Redi e Viale Belfiore, as escavações permitiram trazer à luz outros esqueletos, com os respectivos objetos fúnebres. Provavelmente os túmulos encontrados pertenciam a pessoas ricas e influentes, dado a riqueza e a quantidade de objetos encontrados juntos com os esqueletos.

Encontrados necropole romana em Florença

Fotos: La Repubblica

Na Piazza Adua, próxima a estação, foram encontrados uma grande sala com jarros enormes, provavelmente pertenciam uma tinturaria.

Na Piazza dell’Unitá foram encontrados partes de uma domus romana, ou seja, parte de uma casa de um nobre romano.

A intenção do Superintendente é expor os resultados em uma exposição nos próximos meses.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *