São Valentino antecipado em Florença: Festa dos Doni e bilhetes gratis no Uffizi.
No dia 31 de janeiro, a Galleria degli Uffizi estará em festa. Trata-se do aniversário de casamento (516anos!) de um dos casais mais importante da história da arte renascentista: Agnolo Doni e Maddalena Strozzi.
A história matrimonial deste casal é ligada duplamente a história da arte. Rafael Sanzio imortalizou o jovem casal com dois retratos que hoje fazem parte do acervo da Galleria degli Uffizi. Foram eles que encomendaram ao Divino Michelangelo a famosa Sagrada Família, conhecida como Tondo Doni, também no Uffizi.
Agnolo Doni foi um grande comerciante de tecidos, um grande expoente da alta burguesia florentina. Os Doni eram uma rica família florentina de colecionadores e patronos: entre os protagonistas indiscutíveis do mercado de arte na Itália e no exterior entre os séculos XV e XVI .
No ano de 1504, Agnolo Doni contrai matrimônio com a nobre Maddalena Strozzi. A família Strozzi, era uma das mais poderosas de Florença. Para ocasião foi organizada uma grande e luxuosa cerimônia. E assim, após mais de 500 anos, a Galleria degli Uffizi dedica a este aniversário um dia especial.
Os casais que visitarão a Galleria degli Uffizi no dia 31 de janeiro de 2020, só pagarão um ingresso, o outro será gratuito. O diretor da Galleria degli Uffizi, Eike Schmidt, declarou que a idéia era “oferecer a todos os enamorados uma pequena antecipação do dia de São Valentino, além de celebrar simbolicamente a grandeza do amor de Agnolo e Maddalena que marcou para sempre a história da arte”.
Em ocasião do evento, o Uffizi também lançará uma campanha no Instagram: todos os casais poderão tirar uma selfie diante de suas obras favoritas e publicá-las no social usando as hashtags #Uffizi e #Festadeidoni.
Há alguns meses, o Tondo Doni e os dois retratos são visíveis na nova sala no segundo andar da Galeria degli Uffizi dedicada às obras-primas de Michelangelo e Rafael. A nova sala, com paredes cinzas suaves, estão alojados obras como a famosa Madonna com o Pintassilgo, os retratos de Guidobaldo da Montefeltro e Elisabetta Gonzaga de Rafael, obras do Frade Bartolomeu e uma cabeça de mármore helenística, representando o Alexandre o Grande em agonia muito famosa no Renascimento.
Se desejas conhecer as obras-primas e as suas curiosidades, reserve já a sua visita guiada conosco.
Atualizado em 06-12-2019
0 comentário