Hoje vamos conhecer um episódio que Vasari nos conta sobre Michelangelo e Lorenzo Magnífico que o ocorreu no Jardim de San Marco.
O Jardim de San Marco
Em 1480 Lorenzo o Magnífico adquiriu um jardim na Praça San Marco que logo se transformou no ponto de encontro dos melhores artistas florentinos.
Queixando-se de que naqueles tempos não havia escultores de grande fama, Lorenzo, que tanto amava a arte, decidiu abrir uma escola. No Jardim de San Marco, o Magnífico conservava a sua grande coleção de esculturas antigas, assim ele convidou Bertoldo, discípulo de Donatello, para ensinar aos jovens talentos a arte da escultura.
Lorenzo pediu ao pintor Domenico Ghirlandaio que enviasse ao jardim jovens de sua oficina que por ventura tivessem inclinações para a escultura, pois lá desejava exercitá-los e formá-los.
Ghirlandaio então lhe mandou ótimos jovens: Michelangelo, Francesco Granacci, entre outros. Depois de alguns dias, Michelangelo, encorajado pegou um pedaço de mármore e começou a copiar um busto antigo que ali havia.
A cabeça de Fauno
A escultura foi realizada por Michelangelo aos treze anos, sob a supervisão do mestre Bertoldo di Giovanni. Ele copiou de outra escultura de um fauno com a diferença de que a escultura está de boca aberta mostrando dentes e língua. Uma história conta que Lorenzo observando a estátua no jardim de seu pupilo, observou que o fauno tinha a dentição perfeita. Assim, o jovem Michelangelo deu uma cinzelada na obra fazendo desaparecer um dente, surpreendendo o Magnífico.
Lorenzo, muito contente, festejou o feito e determinou que ele deveria receber proventos de cinco ducados por mês, tanto para ajudar o pai quanto por incentivo.
0 comentário