Hoje vamos conhecer um episódio que Vasari nos conta sobre Michelangelo e Lorenzo Magnífico que o ocorreu no Jardim de San Marco.

O Jardim de San Marco

Em 1480 Lorenzo o Magnífico adquiriu um jardim na Praça San Marco que logo se transformou no ponto de encontro dos melhores artistas florentinos.

Lorenzo o Magnífico no Jardim de San Marco com jovens artistas – Palazzo Pitti

Queixando-se de que naqueles tempos não havia escultores de grande fama, Lorenzo, que tanto amava a arte, decidiu abrir uma escola. No Jardim de San Marco, o Magnífico conservava a sua grande coleção de esculturas antigas, assim ele convidou Bertoldo, discípulo de Donatello, para ensinar aos jovens talentos a arte da escultura.

Lorenzo pediu ao pintor Domenico Ghirlandaio que enviasse ao jardim jovens de sua oficina que por ventura tivessem inclinações para a escultura, pois lá desejava exercitá-los e formá-los.

Ghirlandaio então lhe mandou ótimos jovens: Michelangelo, Francesco Granacci, entre outros. Depois de alguns dias, Michelangelo, encorajado pegou um pedaço de mármore e começou a copiar um busto antigo que ali havia.

A cabeça de Fauno

Modelo em gesso da Cabeça de Fauno – Galleria degli Uffizi

A escultura foi realizada por Michelangelo aos treze anos, sob a supervisão do mestre Bertoldo di Giovanni. Ele copiou de outra escultura de um fauno com a diferença de que a escultura está de boca aberta mostrando dentes e língua. Uma história conta que Lorenzo observando a estátua no jardim de seu pupilo, observou que o fauno tinha a dentição perfeita. Assim, o jovem Michelangelo deu uma cinzelada na obra fazendo desaparecer um dente, surpreendendo o Magnífico.

O Jovem Michelangelo e o Fauno – Palazzo Pitti.

Lorenzo, muito contente, festejou o feito e determinou que ele deveria receber proventos de cinco ducados por mês, tanto para ajudar o pai quanto por incentivo.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.