Otaviano de Médici encomendou um retrato de Michelangelo com turbante ao pintor Giuliano Bugiardini para colocar em sua casa. Bugiardini foi coetâneo e amigo de Michelangelo. Giorgio Vasari nos conta que para Michelangelo pousar por duas horas, Burgiardini teve que entrete-lo com discussões agradáveis.

Bugiardini, que era contemporâneo e muito amigo de Michelangelo, o colocou em pose por duas horas, entretendo-o com agradáveis raciocínios. Quando terminou, pediu-lhe para olhar. «Michelangelo, levantando-se e vendo o retrato, disse rindo a Burgiardini: Que diabo você fez? Você me pintou com um dos olhos em uma têmpora; preste atenção um pouco».

Giuliano ficou bastante tempo a verificar a semelhança do desenho e fez Michelangelo voltar a pose. Michelangelo, que sabia de onde vinha o defeito, sentou-se novamente rindo. No entanto, ao final, Bugiardini estava convencido de ter feito bem a obra e lhe respondeu que o retrato era exatamente como ele via Michelangelo ao vivo. Assim, Michelangelo respondeu: Este é, portanto, um defeito de natureza; continue, e não perdoe nem o pincel, nem à arte.

A primeira coisa a sublinhar na história de Vasari é o aspecto humano da história, que confirma o carinho e a simpatia de Michelangelo por Bugiardini, que aliás transparece em toda a história de Vasari. O segundo é a exortação de Michelangelo para sempre melhorar a si mesmo e o trabalho, porque a arte não deve desistir diante dos defeitos da natureza.

Na verdade, o apólogo pode ser explicado relendo o início da Vida, quando Vasari lembra que Bugiardini
«amava demasiado as obras que ele próprio fazia (…) e Michelagnolo costumava chamá-lo de bem-aventurado, pois parecia que Bugiardini estava satisfeito com o que sabia; e ele sendo perfeccionista como era, nunca estava totalmente satisfeito com nenhum trabalho.

Por que Michelangelo foi representado com um turbante como se fosse um árabe? Na verdade, podemos imaginar Michelangelo usando o turbante no seu dia a dia. A resposta é muito simples: o turbante trata-se de um “Sciugatoio” (tradução livre: secador) que ele usava durante o verão. Pintores e escultores usavam tecido de linho para evitar que a poeira fosse misturada com suor. Beccafumi também
é retratado assim.

Autorretrato Beccafumi, 1525-30, conservado no depósito da Galleria Uffizi em Florença

A obra é conservada na Casa Buonarroti em Florença e até o dia 25 de janeiro de 2025 é exposta no Palazzo Vecchio na exposição Michelangelo e Il Potere.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

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