Lorenzo o Velho – Allori, Galleria degli Uffizi, Florença

Lorenzo di Giovanni de ‘Medici, conhecido como Lorenzo o Velho (Florença, cerca de 1395 – Florença, 1440), era um banqueiro italiano. Expoente da família Medici, era o irmão mais novo de Cosimo, o Velho e progenitor do ramo secundário conhecido como Popolano, que subirá às honras com Cosimo I após a extinção do primeiro ramo.

Giovanni di Bicci
Giovanni di Bicci, pai de Lorenzo o Velho

Filho de Giovanni di Bicci de ‘Medici e Piccarda Bueri, teve Carlo Marsuppini como tutor. Em 1416 casou-se com Ginevra di Giovanni di Amerigo Cavalcanti, com quem teve dois filhos: Francesco, que não teve filhos, e Pierfrancesco, de quem derivou a linhagem do ramo secundário da família Médici.

Sempre foi muito apegado ao irmão mais velho, acompanhando-o em suas viagens a Ferrara, Verona e Veneza. Em 1433, ele estava na Villa del Trebbio quando Cosimo foi preso sob a acusação de tirania e tentou reunir um exército para retornar à força a Florença, mas foi dissuadido. Depois reuniu os seus filhos e os de Cosimo e juntou-se a ele em Veneza, regressando mais tarde à cidade durante o triunfo popular que assinalou a reabilitação do Pater Patriae.

Cosimo o Velho , Pontormo, Uffizi
Cosimo o Velho, irmão mais velho de Lorenzo o Velho

Lorenzo o Velho se dedicou acima de tudo aos negócios, principalmente ao banco da família que seu pai Giovanni tornara tão forte e lucrativo. Na sombra de seu irmão do ponto de vista político, ele ainda ocupou vários cargos. Em 1435 mudou-se para Roma para acompanhar de perto os negócios do Banco Medici com o pontífice, como depositário das receitas da Câmara Apostólica.

Ele morreu em 1440 na villa de Careggi e foi sepultado na igreja da família, a Basílica de San Lorenzo. Seus filhos, após sua morte, passaram sob a tutela do seu irmão Cosimo o Velho.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.