Plautilla Nelli, a primeira pintora de Florença

Até 09 de Junho de 2017, a Galleria degli Uffizi em Florença apresenta uma exposição dedicada a primeira pintora de Florença: Plautilla Nelli. Em 2017, a Galleria degli Uffizi iniciou um longo caminho que visa homenagear as mulheres artistas. Uma das primeiras iniciativas dos Uffizi é a exposição dedicada a Irmã Plautilla Nelli (1524 – 1588), considerada a primeira pintora de Florença.

Galleria uffizi com guia brasileira em florenca

A exposição, intitulada Plautilla Nelli: Arte e devozione in convento sulle orme di Savonarola, (Plautilla Nelli. Arte e devoção no convento seguindo os passos de Savonarola) tem curadoria de Fausta Navarro e foi inaugurada em 8 de março de 2017, dia Internacional da Mulher. A exposição permancerá aberta até 4 de Junho de 2017.

Polissena de ‘Nelli, nome de batismo de Plautilla, entrou no convento de Santa Catarina aos quatorze anos. Ali, ela aprendeu sozinha a arte de pintar, copiando as obras e desenhos de outros artistas domenicanos, e usando as irmãs do convento como modelos. Plautilla conseguiu produzir obras de grande qualidade e liderou uma verdadeira oficina de arte, com muitos estudantes.

Plautilla pintou principalmente obras com temas religiosos. Naquele tempo, quem possuía um quadro pintado por uma freira, possuía um verdadeiro tesouro, pois era atribuído ao objeto um poder quase mágico. O trabalho de Plautilla foi não só é muito popular, mas também considerado muito valioso.

Uffizi com guia brasileira

A exposição da Galleria degli Uffizi apresenta não só as pinturas de Plautilla, mas também algumas iluminuras ( tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais), feitas pela pintora, testemunho da grande vitalidade artística do convento.

A redescoberta do trabalho Plautilla e a primeira restauração de suas obras é devido ao AWA (Advancing Women Artists Foundation), uma organização norte-americana e, em particular, a sua fundadora, Jane Fortune.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.