Mais de 750 Obras Incríveis divididas em 28 salas!
Quem tem a sorte de visitar Florença fica sem fôlego diante da beleza imponente do complexo do Duomo. Mas poucos sabem que, atrás da catedral, encontra-se o magnífico museu que narra séculos de história deste importante patrimônio religioso. O Museu da Ópera do Duomo abriga uma coleção impressionante com mais de 750 obras de arte.

Deseja explorar o museu com uma visita guiada em português? Fale conosco!

Aqui estão 5 razões que tornam a visita ao museu imperdível:

Sala do Paraíso

Sala do Paraiso – Foto: Museu Opera del Duomo

Ao entrar, você será recebido pela monumental Sala do Paraíso, que recria o espaço entre o Batistério e o Duomo. A imponente fachada é uma reconstrução em escala real da original da catedral, removida em 1587, com as esculturas que a decoravam dispostas em suas posições originais. Em destaque, a famosa Porta do Paraíso em bronze dourado, de Lorenzo Ghiberti, que começou a trabalhar na porta norte do Batistério aos 21 anos e, posteriormente, foi convidado a criar a porta leste.

A Pietà de Michelangelo

Pieta Bandini
Pietà Bandini, Michelangelo – Museu da Opera del Duomo

Diferente da Pietà Vaticana em Roma, a Pietà Bandini, também de Michelangelo, é uma das obras mais importantes do museu. Iniciada em 1547 e abandonada após 9 anos, a peça revela os sinais dos instrumentos de trabalho do artista. A figura de Cristo, ao centro, está marcada pela ausência de vida, enquanto a mãe o abraça com um olhar de dor. Curiosamente, o homem atrás de Cristo é identificado como Nicodemo, mas Michelangelo esculpiu um autorretrato de si mesmo na velhice.

Maddalena Penitente de Donatello

Sala da Madalena, Museu da Opera del Duomo.
Sala da Madalena. Foto: Museu da Opera del Duomo. No fundo a Madalena de Donatello.

Ao contrário da representação tradicional de Maria Madalena como uma jovem bela, Donatello optou por um retrato mais realista. Em sua escultura de madeira do século XV, ela aparece emaciada, curvada e envolta em seus próprios cabelos. Os detalhes da obra transmitem um profundo sentimento de penitência e isolamento.

Capela das Relíquias

Esta capela octogonal é um tesouro para os interessados na tradição de relíquias. A catedral e o batistério de Florença abrigam mais de 600 relíquias, e uma seleção delas é exibida nesta sala, onde a música do coro ressoa constantemente, criando uma atmosfera religiosa. Os reliquários são verdadeiras obras-primas em prata e ouro, fazendo você perder a noção do tempo.

Galeria dos Modelos

Poucos sabem que a imponente fachada da catedral que admiramos hoje foi construída apenas em 1870. A fachada original foi desmontada no final do século XVI. Quando Florença se tornou a capital da Itália unificada em 1865, o redesenho da fachada foi uma forma perfeita de celebrar esse novo capítulo da história da cidade. No segundo andar do museu, você descobrirá a história da fachada e verá todos os projetos propostos, culminando na versão final desenhada por Emilio De Fabris.

E ainda tem mais! Não perca a Galeria da Torre Campanária que conserva toda a decoração escultória original da Torre de Giotto!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page