No sábado 11 de maio de 2019, uma procissão e um espetáculo recordará a transferência dos Medici para o Palazzo della Signoria, atual Palazzo Vecchio.

O dia de sábado 11 de maio é dedicado à memória da transferência da corte da família Medici do Palazzo Medici para o Palazzo della Signoria, que ocorreu em 15 de maio de 1540. A mudança dos Medici para o Palazzo Vecchio será recordada em ocasião do 500º aniversário do nascimento de Cosimo I (1519-2019).

O duque Cosimo I – Agnolo Bronzino – Galleria degli Uffizi

O duque Cosimo I de ‘Medici e a duquesa Eleonora de Toledo serão acompanhados por uma procissão histórica a partir das 17h30. O desfile acontecerá ao longo das ruas do centro histórico de Florença com início no Palazzo Medici, a residência original da família, até o Palazzo della Signoria, transformado por Cosimo em residência ducal.

A procissão, a qual o prefeito de Florença Dario Nardella, cumprimentará o povo (por volta das 18h30, na chegada à Piazza della Signoria) tem o patrocínio da Associazione Toscana Rievocazioni Storiche e conta com a participação de diversas associações provenientes das mais diversas cidades da Toscana.

A duquesa Eleonora de Toledo e seu filho – Bronzino – Galleria degli Uffizi

A procissão, que contará com mais de 200 figurantes, escoltará o duque Cosimo I e a duquesa Eleonora di Toledo, personificados pelos atores históricos do Palazzo Vecchio, Alberto Galligani e Giaele Monaci. A primeira parte da procissão será composta pela família Medici e pela escolta armada. A segunda parte, pelos soldados e músicos. Haverá também os Lanzichenecchi (soldados mercenários) e a guarda espanhola.

A procissão partirá do Palazzo Medici Riccardi e realizará a seguinte rota: Palazzo Medici, Via Cavour, Via Martelli, Piazza Duomo, a Via Calzaiuoli, Piazza della Signoria. Pouco depois das 18h, os duques e a sua corte se posicionarão em frente ao Palazzo Vecchio enquanto os Bandierai degli Uffizi e músicos se apresentarão na praça, lembrando as cerimônias em homenagem a Cosimo I de ‘ Medici e Eleonora de Toledo.

Mais tarde, às 21h, no Salone dei Cinquecento, no Palazzo Vecchio, será encenado o Ilustríssimo Signor Duca: Cosimo I de ‘Medici. O evento apresenta em forma teatral a história, os feitos, os projetos e sonhos do jovem duque Cosimo I. Cosimo se tornou senhor de Florença aos dezessete anos e com carisma e perspicácia, foi capaz de consolidar seu governo e o poder absoluto da dinastia Médici.

O grande salão de sua residência ducal – renovado, ampliado e decorado de acordo com seus desejos – torna-se assim o cenário perfeito para conhecer um pouco da história de Cosimo I de’ Medici. O evento é organizado pelo Município de Florença e MUS.E (dirigido por Alberto Galligani. No palco: Alberto Galligani, Francesco Gori, Giacomo Tasselli).

O desfile é gratuito, mas o espetaculo é a pagamento e convém efetuar a reserva.

Para obter informações sobre os custos da apresentação teatral e para efetuar e reserva: Tel 055-2768224 – info@muse.comune.fi.it


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *