A cidade de Florença se ilumina novamente com Moon F-Light 2019. O Festival de luzes de Florença está de volta e por um mês, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, irá redesenhar a face noturna da cidade.

O evento ganhará nova luz nas praças e nos principais monumentos da cidade através de videomapping, projeções, show de luzes e instalações artísticas e ainda proporá exposições, atividades educacionais, visitas especiais a museus, shows e reuniões culturais.

O tema da nova edição do Moon F-Flight 2019, promovida pelo Município de Florença e organizada pelo MUS.E, com a direção artística de Sergio Risaliti, é o cinquentenário da chegada do homem à Lua.

Moon F-Light, este é o título escolhido para a edição de 2019 que envolverá como sempre inúmeros espaços na cidade: da Ponte Vecchio à Piazza Santa Maria Novella, do Palazzo Medici Riccardi ao Oltrarno, sem esquecer as Torres e Portões da cidade, que, juntamente com os bairros fora do centro histórico, receberão atenção especial.

A sede histórica do Palazzo Medici Riccardi estará novamente envolvida com uma instalação no pátio de Michelozzo, dedicada a retratos da capela dos Magos por Benozzo Gozzoli. O programa também inclui o Mercato Centrale e a Loggia del Grano, que sediará uma instalação artística criada por um coletivo de artistas australianos da Skunk Control.

Porta alla Croce, Torre della Zecca, Torre de San Niccolò, Porta al Prato, Porta romana, Porta Romana, Porta San Gallo e Porta San Frediano serão iluminadas com luzes coloridas dinâmicas durante o festival.

Existem muitas novidades para esta edição de 2019. Em homenagem às descobertas astronômicas de Galileu, a Piazza dei Giudici sediará uma projeção que celebrará a Lua e as maravilhas do Universo. Na fachada do Museo Galileo e da Câmara de Comércio, um sugestivo videomapping traçará a história da astronomia através de esplêndidas imagens antigas, incluindo a Lua desenhada por Galileu, que foi o primeiro que observou sua aparência com um telescópio.

A Moon F-light propõe, pela primeira vez a iluminação das rampas da Piazza Poggi (abertura oficial na sexta-feira, 20 de dezembro, 18h). As cinco cavernas e a grande piscina serão aprimoradas graças a uma nova instalação permanente de iluminação branca e colorida.

O Loggiato do Istituto degli Innocenti, na Piazza SS. Annunziata, usará uma nova iluminação.


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *