Diretamente do Rio de Janeiro, o coletivo Opavivará! desembarca em Florença. O grupo carioca transformou o pátio do Palazzo Strozzi em um grande espaço de participação e envolvimento através da instalação da obra Rede Social.

Após a exposição performance de Marina Abramovic e contemporaneamente a exposição Verrocchio, mestre di Leonardo, o Palazzo Strozzi, em Florença, apresenta a obra Rede Social do grupo Opavivará!. O coletivo de artistas de Opavivará! (Brasil 2005) propõe um uso fortemente social do espaço urbano através da criação de trabalhos relacionais que propõem performances coletivas como a Rede Social: uma grande e colorida rede de descanso de mais de 10 metros feita especificamente para o pátio do Palazzo Strozzi, que convida o visitante a participar e a compartilhar.

dav

Inspirada na cultura brasileira, aberta, livre e fortemente coletiva, Rede Social consiste em uma estrutura semelhante a um túnel aberto, que suporta uma única rede colorida com 12 estações de trabalho interligadas que permitirá ao público abandonar temporariamente o papel social que todos têm na vida cotidiana, relaxar e fazer uma pausa do mundo exterior para se concentrar nas coisas mais essenciais da vida e nas relações humanas.

A instalação é gratuita e cada visitante é convidado a participar, subindo na rede, onde naturalmente será levado a interagir com outras pessoas, movendo-se dentro ou permanecendo em um ponto. Rede Social é um grande convite a “navegar na rede”, pois com o movimento dos visitantes os chocalhos colocados nas extremidades da obra, nos transportam para um ambiente líquido. Rede Social também é um verdadeiro convite para experimentar o espaço e a arquitetura do Palazzo Strozzi de um ponto de vista e uma posição incomum.

dav

A instalação da Rede Social faz parte do projeto Beyond Performance e é produzido e organizado pela Fondazione Palazzo Strozzi, Fondazione CR Firenze e Osservatorio per le Arti Contemporanee com curadoria de Alberto Salvadori. A Rede Social de Opavivará estará em exposição no Palazzo Strozzi até o dia 14 de julho de 2019.

O coletivo Opavivará!

O coletivo brasileiro é composto de quatro jovens artistas anônimos, que vivem e trabalham no Rio de Janeiro. Opavivará! apresenta ações performativas em espaços públicos, mas também em museus, galerias e instituições culturais em todo o mundo, criando instalações, performances, publicações, criações musicais e de vídeo. Desde a sua criação em 2005, o grupo tem se envolvido ativamente no cenário da arte contemporânea brasileira. Participou de diversas exposições coletivas e festivais, incluindo o Brasil Art Performance Festival no Rio de Janeiro (Namoita, 2011), a Bienal de Taipei (Formosa Decelerator, 2014), a Bienal de Havana (Paladar Público, 2015), Festival RECONECTA de Vitória (Cosinha Coletiva, 2016) e o KM3 Public Art Walk di Montreal (In_Out, 2017).

São Paulo (Espaço Cultural Porto Seguro -2017)- Foto: opavivara.com

São Paulo (Espaço Cultural Porto Seguro) 2017 – Foto: opavivara.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *