Pier Francesco, filho de Lorenzo, o Velho, geralmente é conhecido com o nome de Pier Francesco o Velho, para distinguir do seu neto que tem o mesmo nome.
Pier Francesco tinha 18 anos, quando seu tio Cosimo o Velho foi banido de Florença, assim ele acompanhou, juntamente com seu pai, a família no exílio em Veneza.
Um ano depois, os Medici retornaram à Florença, e pouco depois seu tio Cosimo se transformou no homem mais potente de Florença. Seis anos depois, Pier Francesco perdeu seu pai e ele se transformou o chefe do ramo secundário dos Medici.
Como seu pai, Pier Francesco preferia levar uma vida longe dos palcos políticos de Florença, mas seu patrimônio era quase tão grande, quanto o do seu tio Cosimo. Dedicou grande parte da sua vida se ocupando dos negócios do Banco Medici.
Pier Francesco havia 50 anos de idade, quando seu tio Cosimo o Velho faleceu. Ele sobreviveu também ao primo Piero o Gotoso e acompanhou os primeiros sete anos do governo de Lorenzo, o Magnífico.
Morreu em 1476, com 61 anos de idade. Pier Francesco contraiu matrimônio com Laudomia Acciaiouli e teve dois filhos: Lorenzo e Giovanni, que tinham respectivamente 13 e 09 anos, quando ele faleceu. Após a morte de Pier Francesco, seus filhos ficaram sob a tutela de Lorenzo, o Magnífico.
Nenhum Medici do ramo secundário, possuía o talento financeiro que distinguia os membros do ramo principal da família. Assim, o patrimônio, em vez de aumentar, diminuía gradativamente. Porém, mesmo com a morte de Pier Francesco, seus filhos ainda eram muito ricos.
0 comentário