Novidades na Gallerie degli Uffizi: Nova sala de Leonardo da Vinci. A renovação na Gallerie degli Uffizi continuam. Após Caravaggio, Michelangelo e Rafael, agora é a vez do mestre Leonardo da Vinci ganhar uma nova sala. A Sala número 35 localizada no terceiro corredor, conhecido como Corredor Oeste abrigará obras muito preciosas: O Batismo de Cristo, A Anunciação e a recém restaurada Adoração dos Magos.

Com a nova sala de Leonardo da Vinci, os Uffizi retorna a ter um percurso cronológico, com o Gênio Vinciano colocado imediatamente anterior a sala de Michelangelo e Rafael Sanzio, permitindo assim que o visitador possa confrontar as obras, além de poder compreender melhor a evolução da arte fiorentina.

Originalmente, as três obras de Leonardo foram encomendas para serem expostas em três igrejas: San Salvi, Monteoliveto e San Donato a Scopeto. Para evocar a atmosfera religiosa as paredes da nova sala foram renovadas com a antiga técnica de pintura de espátula, (técnica que o artista utiliza a espátula em vez do pincel) em um tom cinza claro que combina com o chão de pedra incrustado. Vitrines especiais proporcionam às pinturas um microclima ideal, minimizando o impacto do calor e da umidade produzidos pelo enorme fluxo turístico. Os vidros antirreflexo das vitrines oferecem uma experiência de visão natural.

As obras

Batismo de Cristo

Entrando na nova sala de Leonardo da Vinci, o itinerário começa com o Batismo de Cristo (1475-78), realizado pelo jovem Leonardo durante seu aprendizado com Andrea del Verrocchio. Com essa obra o visitador poderá observar a diferença das mãos do professor e do aluno. Compreendo assim a divisão de tarefas dentro da “Bottega”. É possível também perceber a grande lacuna existente entre o trabalho de um grande pintor e o de um gênio da arte, embora Leonardo tivesse apenas vinte e três anos de idade.

No livro a Vida dos Grandes Artista, Giorgio Vasari nos conta que Andrea del Verrocchio, decidiu abandonar para sempre a pintura após observar o elegante anjo de Leonardo da Vinci. A superioridade de Leonardo, não é somente no estilo. No Batismo de Cristo, Leonardo já opta, conscientemente, pela pintura a óleo, adequada aos seus efeitos característicos (sfumato), enquanto Verrocchio e os outros alunos pintam em têmpera.

Anunciação

Na parede da direita foi colocada a Anunciação, encomendada para a igreja fiorentina de San Bartolomeo de Monte Oliveto, onde a natureza humana e a divina fundem-se maravilhosamente com o espírito da Renascença: basta olhar para as asas do anjo, claramente estudadas. A sombra do anjo Gabriel no prado florido, que o torna uma criatura quase tangível, enquanto a paisagem ao fundo representa uma das realizações mais bem-sucedidas da perspectiva atmosférica de Leonardo.

Adoração dos Magos

Na parede central, foi colocada a Adoração dos Magos, encomendada pelos agostinianos da igreja de San Donato em Scopeto. deixada inacabada no momento em que Leonardo partiu para Milão em 1482. A obra, apesar de ser incompleta, nos revela como Leonardo experimentou algumas novidades, que mais tarde iremos observar em grandes obras do Mestre, como por exemplo a Vergine delle Rocce. Uma obra que nos encanta pela beleza e riqueza de detalhes e que hoje pode ser lida como uma página de anotações, uma porta aberta para os processos criativos de um artista sublime.

Desejas conhecer mais segredos das obras de Leonardo e de outros mestres do Renascimento? Conheça a nossa visita guiada na Gallerie degli Uffizi com um guia brasileiro. Reserve já a sua visita, fale com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para continuar navegando, aceite a nossa política de cookies Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close