Novidades na Gallerie degli Uffizi: Nova sala de Leonardo da Vinci. A renovação na Gallerie degli Uffizi continuam. Após Caravaggio, Michelangelo e Rafael, agora é a vez do mestre Leonardo da Vinci ganhar uma nova sala. A Sala número 35 localizada no terceiro corredor, conhecido como Corredor Oeste abrigará obras muito preciosas: O Batismo de Cristo, A Anunciação e a recém restaurada Adoração dos Magos.

Com a nova sala de Leonardo da Vinci, os Uffizi retorna a ter um percurso cronológico, com o Gênio Vinciano colocado imediatamente anterior a sala de Michelangelo e Rafael Sanzio, permitindo assim que o visitador possa confrontar as obras, além de poder compreender melhor a evolução da arte fiorentina.

Originalmente, as três obras de Leonardo foram encomendas para serem expostas em três igrejas: San Salvi, Monteoliveto e San Donato a Scopeto. Para evocar a atmosfera religiosa as paredes da nova sala foram renovadas com a antiga técnica de pintura de espátula, (técnica que o artista utiliza a espátula em vez do pincel) em um tom cinza claro que combina com o chão de pedra incrustado. Vitrines especiais proporcionam às pinturas um microclima ideal, minimizando o impacto do calor e da umidade produzidos pelo enorme fluxo turístico. Os vidros antirreflexo das vitrines oferecem uma experiência de visão natural.

As obras

Batismo de Cristo

Entrando na nova sala de Leonardo da Vinci, o itinerário começa com o Batismo de Cristo (1475-78), realizado pelo jovem Leonardo durante seu aprendizado com Andrea del Verrocchio. Com essa obra o visitador poderá observar a diferença das mãos do professor e do aluno. Compreendo assim a divisão de tarefas dentro da “Bottega”. É possível também perceber a grande lacuna existente entre o trabalho de um grande pintor e o de um gênio da arte, embora Leonardo tivesse apenas vinte e três anos de idade.

No livro a Vida dos Grandes Artista, Giorgio Vasari nos conta que Andrea del Verrocchio, decidiu abandonar para sempre a pintura após observar o elegante anjo de Leonardo da Vinci. A superioridade de Leonardo, não é somente no estilo. No Batismo de Cristo, Leonardo já opta, conscientemente, pela pintura a óleo, adequada aos seus efeitos característicos (sfumato), enquanto Verrocchio e os outros alunos pintam em têmpera.

Anunciação

Na parede da direita foi colocada a Anunciação, encomendada para a igreja fiorentina de San Bartolomeo de Monte Oliveto, onde a natureza humana e a divina fundem-se maravilhosamente com o espírito da Renascença: basta olhar para as asas do anjo, claramente estudadas. A sombra do anjo Gabriel no prado florido, que o torna uma criatura quase tangível, enquanto a paisagem ao fundo representa uma das realizações mais bem-sucedidas da perspectiva atmosférica de Leonardo.

Adoração dos Magos

Na parede central, foi colocada a Adoração dos Magos, encomendada pelos agostinianos da igreja de San Donato em Scopeto. deixada inacabada no momento em que Leonardo partiu para Milão em 1482. A obra, apesar de ser incompleta, nos revela como Leonardo experimentou algumas novidades, que mais tarde iremos observar em grandes obras do Mestre, como por exemplo a Vergine delle Rocce. Uma obra que nos encanta pela beleza e riqueza de detalhes e que hoje pode ser lida como uma página de anotações, uma porta aberta para os processos criativos de um artista sublime.

Desejas conhecer mais segredos das obras de Leonardo e de outros mestres do Renascimento? Conheça a nossa visita guiada na Gallerie degli Uffizi com um guia brasileiro. Reserve já a sua visita, fale com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *