Florença – Foto: © Massimo Sestini

Como em uma grande nave espacial a viajar em altitudes muito elevadas. Embaixo, toda a beleza, da paisagem da Toscana. Esta é a proposta de Beleza além do limite (Bellezza Oltre il Limite), a fascinante exposição fotográfica de Massimo Sestini que ficará aberta ao público no Forte Belvedere com vista para a cidade de Florença até 31 de outubro de 2020.

O Forte Belvedere

O Forte di San Giorgio, mais conhecido como Forte Belvedere é uma das duas fortalezas de Florença. A transferência definitiva da corte dos Medicis para o Palazzo Pitti durante o Grão-Ducado de Ferdinando I, foi com certeza crucial para decisão da realização do forte em 1590. A construção foi feita de acordo com o projeto de Bernardo Buontalenti.

Além de defender a cidade de possíveis ataques externos, o Forte em caso de perigo, podia ser alcançado facilmente pelos Medicis, através dos Jardins de Boboli. No interior do Forte fica a elegante Palazzina di Belvedere, que já existia antes da construção do Forte, e provavelmente foi desenhada por Bartolomeo Ammannati (o escultor da Fonte de Netuno da Piazza della Signoria) por volta de 1570.

Palazzina, Forte Belvedere – Florença

A Palazzina tornou-se uma espécie de cofre dos Medici, cujos pertences eram guardados no fundo de um poço dentro da construção: qualquer pessoa que tentasse forçar a fechadura teria acionado alguma armadilha e permaneceria perfurada.

Hoje é o lar de grandes exposições e eventos culturais, bem como um dos pontos de onde se pode desfrutar de uma das mais belas vistas de Florença.

A exposição

Vinte imagens gigantes, cada uma com 25×3 metros, foram inseridas no Forte Belvedere e dialogam diretamente com a paisagem e o skyline de Florença. As fotos apresentam uma Toscana retratada com uma perspectiva inédita: as fotografias foram tiradas a 2.000 ft de altura, mas com lentes que permitiram chegar tão perto da cena enquadrando-a de uma forma absolutamente original e inédita.

Toscana Rinascimento senza fine bellezza oltre il limite © Massimo Sestini – Calcio Storico – Piazza Santa Croce – Florença.

O fotógrafo Massimo Sestini não fez os clássicos cartões-postais das belezas da Toscana, mas, o que podemos chamar de aeropittura futurista. As fotos de Sestini são originais e totalmente novas, onde a fotografia se transforma em uma verdadeira obra de arte.

Massimo Sestini em ação – Florença – Foto: Comune de Florença

O título diz tudo. Beleza além do limite. Porque as paisagens apresentadas são de beleza sem limites. Máximo Sestini costuma trabalhar em voo, em helicópteros ou aeronaves militares, e quando o meio de transporte não é suficiente para tirar uma determinada foto do alto, ele inventa mil ginásticas até encontrar soluções técnicas para que sua lente se mova onde nenhuma mão humana possa chegar.

Toscana Rinascimento senza fine bellezza oltre il limite © Massimo Sestini – Eroica – Corrida de Bicicletas

Muitas vezes as paisagens retratadas não são reconhecíveis, parecem pinturas, realizadas pinceladas de cores diferentes ou compostas por tecidos sobrepostos. Misturas de cores que relembram obras de artistas e não lugares reais. Quando a cena fotografada é reconhecível – uma corrida de bicicleta, algumas pessoas com os seus rebanhos, uma fila de carrinhos em frente ao supermercado durante o confinamento ou banhistas em uma praia – as sombras lançadas ao lado das pequenas figuras humanas ou dos animais, são reduzidas quase a pontos de cor, parecendo fazer germinar fantasmas na paisagem.

A entrada é gratuita.

Achou este artigo interessante?
Compartilhe em sua rede de contatos do Twitter, no seu mural do Facebook. Compartilhar o conteúdo que você considera relevante ajuda esse blog a crescer. Grazie!

Vald Orcia – Toscana Foto: de © Massimo Sestini

Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *