Após 8 anos de restauração, o mais belo percurso panorâmico de Florença reabre suas portas. O Corredor Vasariano, que passou por intensas obras de restauro e segurança, agora integra o percurso museológico dos Uffizi. O Vasariano desde de 21 de dezembro de 2024, está disponível para visitação mediante reserva, com um custo adicional aos ingressos normais da Galeria.
Informações Essenciais sobre o Corredor Vasariano

Construído em 1565 por Giorgio Vasari a pedido de Cosimo I de’ Medici, o Corredor liga o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti. Com a abertura ao público, será possível explorar uma significativa parte deste “túnel” elevado, começando no primeiro andar dos Uffizi, passando pela icônica Ponte Vecchio e chegando até o Oltrarno, no Jardim de Boboli, com um comprimento total de aproximadamente 750 metros. A segunda saída, que não pode ser percorrida, está localizada dentro do Palazzo Pitti. Este corredor funcionava como uma “passagem secreta”, proporcionando aos Medici uma rota de fuga segura do coração da cidade até Oltrarno.
Os visitantes também percorrerão 100 metros ao ar livre: saindo pela porta ao lado da Gruta do Buontalenti, no Jardim de Boboli, serão acompanhados pelo pessoal até o pátio de Ammannati, onde poderão usar os sanitários e a cafeteria. Depois sairão do museu. A duração da permanência no Corredor Vasariano é de cerca de 30 a 45 minutos, mas o ingresso inclui também a visita aos Uffizi nas duas horas anteriores, já que este percurso é, a todos os efeitos, um complemento do ingresso para a Galeria. Para visitar Boboli e o Palazzo Pitti, é preciso comprar os ingressos respectivos, com um procedimento diferente da reserva do Corredor Vasariano.
O Que Ver no Corredor Vasariano

Com a recente abertura ao público, o Corredor Vasariano ressurge em sua essência original. Ao longo deste magnífico percurso, os visitantes não encontrarão mais a célebre coleção de autorretratos, que foi iniciada pelo Cardeal Leopoldo de’ Medici e esteve sob a proteção deste espaço entre 1973 e 2016. Há pouco mais de um ano, essas obras-primas foram transferidas para uma seção especial dos Uffizi, deixando o Corredor Vasariano mais despojado do que nunca.
Atualmente, o corredor se apresenta em sua “nudidade” original, sem pinturas, esculturas ou inscrições, como inicialmente havia sido proposto. Essa simplicidade proporciona uma nova perspectiva, permitindo aos visitantes contemplar a arquitetura e a história do local em toda a sua grandiosidade.
Diferente do que era há oito anos, agora é possível parar e apreciar a vista deslumbrante oferecida pelas numerosas janelas que pontilham o percurso. Anteriormente, essas aberturas eram cobertas para proteger as pinturas da luz intensa. Vale lembrar que a visita ao Corredor é permitida apenas em um sentido, do Uffizi ao Palazzo Pitti, e os visitantes são incentivados a não se demorar excessivamente durante a visita.
Prepare-se para uma experiência única, onde a história e a beleza se entrelaçam em cada passo!
Curiosidades

É possível observar pelas pequenas janelas renascentistas que se abrem ao longo do percurso elevado, assim como pelas amplas janelas panorâmicas, com vista para Ponte Santa Trinità. Segundo uma lenda urbana, foi devido à vista proporcionada por essas janelas que o Hitler decidiu poupar a Ponte Vecchio dos bombardeios, tornando-a a única ponte de Florença que não foi destruída na Segunda Guerra Mundial.
No Corredor Vasariano, há mais duas curiosidades. A primeira diz respeito ao estreito trecho que contorna a Torre dei Mannelli, localizada no final de Ponte Vecchio, no lado de Oltrarno. Este é o ponto mais estreito de toda a passagem. Os Mannelli foram uma das poucas famílias que, durante a construção da estrutura, conseguiram se opor às intervenções, obrigando Giorgio Vasari a modificar o projeto. De fato, o Corredor Vasariano contorna a torre, algo que também é visível do exterior.

A outra curiosidade é a vista, através de duas janelas com um espesso vidro anti-incêndio, para a Igreja de Santa Felicita em Oltrarno: o Corredor passa diretamente em frente à fachada do edifício. Os Médici tinham a oportunidade de assistir à missa a partir dessa posição privilegiada e protegida.
O custo dos ingressos, como reservar e visitar o Corredor Vasariano gratuitamente?

Você sabia que o fascinante Corredor Vasariano, um verdadeiro “passagem secreta” da história, era praticamente inacessível até 2016? Antes, cada visita era uma abertura extraordinária, repleta de burocracia ou, para os mais dispostos a gastar, a opção das agências privadas.
Mas as boas notícias chegaram! Desde 21 de dezembro de 2024, o Corredor Vasariano está aberto ao público, disponível de terça a domingo, com horários flexíveis das 10h15 às 16h35. Para garantir sua visita, é necessário fazer uma reserva online no site oficial, pagando um suplemento de 18 euros sobre o ingresso dos Uffizi — o que totaliza 47 euros.
E aqui vai um truque imperdível: se você for rápido na reserva, pode visitar o Corredor Vasariano gratuitamente! Isso porque, no primeiro domingo de cada mês, ele faz parte da iniciativa “Domingo no Museu”, promovida pelo Ministério da Cultura, permitindo a entrada gratuita para todos. No entanto, fique atento: as reservas para esses domingos estão esgotadas até o início de maio!
Além disso, durante todo o ano, crianças menores de 6 anos, guias de turismo e pessoas com deficiência e seus acompanhantes têm entrada gratuita, porém é necessario fazer a reserva. Crianças maiores de 06 anos, adolescentes e menores de 18 anos é apenas necessário pagar a taxa de reserva de 4 euros por pessoa.
Visitas Guiadas ao Corredor Vasariano

As visitas são realizadas em grupos de até 25 pessoas, acompanhadas por dois funcionários do museu que garantem a segurança dos visitantes durante todo o percurso, um na frente e outro atrás do grupo. É importante ressaltar que essas são visitas acompanhadas, e não guiadas. O pessoal de segurança não fornece explicações sobre a história do Corredor Vasariano, mas oferece informações básicas sobre os pontos de interesse, como as grandes janelas no centro da Ponte Vecchio ou a igreja de Santa Felicidade.
Existem algumas limitações nas reservas: é possível adquirir até 5 ingressos simultaneamente com uma mesma conta, mesmo para datas diferentes. Além disso, não é permitido o acesso com objetos volumosos, como malas, carrinhos de mão e guarda-chuvas grandes, que devem ser deixados no guarda-roupa dos Uffizi. Para recuperá-los após o tour, será necessário retornar aos Uffizi pela parte externa.
0 comentário