A Torre Guinigi – Lucca

A Torre  Guinigi de Lucca se eleva na esquina entre a via Sant’Andrea e a via delle Chiavi D’Oro. Construída em pedras e tijolos, a Torre dei Guinigi tem 45 metros de altura e se destaca entre todos os edifícios no centro histórico principalmente por causa das árvores que crescem em seu topo. Entre as torres medievais que pertenciam as famílias a cidade,  a Torre Guinigi é a única que não foi cortada ou demolida no século XVI.

As casas da poderosa família Guinigi surgiram no século XIV, formando um complexo que cobria os dois lados da rua homônima. Os edifícios foram construídos no final do século XIV: elas representam a última e mais sumptuosa obra residencial românica-gótica de Lucca. A Torre Guinigi foi construída na segunda metade do século XIV pela família de ricos comerciantes, os Guinigi que construíram o jardim como um símbolo de renascimento. É um dos poucos vestígios das muitas torres e campanários que floresceram em toda a região de Lucca no século XIV: sua altura era um elemento de prestígio para as famílias mais importantes da cidade, que competiam para construí-las.

Infelizmente, três das quatro torres que surgiam entre a via Guinigi e a via S. Andrea foram destruídas. No topo da torre existe um jardim suspenso,  no qual foram plantadas sete azinheiras. Não se sabe exatamente quando o jardim foi construído, mas em uma imagem contida nas Crônicas de Giovanni Sercambi (século XV), pode-se ver que entre as muitas torres de Lucca havia uma coroa de árvores. Presume-se, portanto, que a Torre Guinigi é muito antiga, mesmo se as árvores presentes hoje certamente foram replantadas ao longo do tempo.

A Torre Guinigi de Lucca

A Torre Guinigi também preserva uma antiga lenda: a árvore mais alta foi plantada por Paolo Guinigi e é dito que quando ele foi capturado por Francesco Sforza e depois preso no castelo, sua morte foi predita pela árvore que perdeu todas as folhas.

A Torre Guinigi tornou-se ao longo do tempo um verdadeiro símbolo distintivo da cidade de Lucca.

Horário de visita:

De janeiro a fevereiro: das 9h30  às 16h30
Março: 9h30 às 17h30
De abril a maio: das 09h30  às 18h30
De junho a setembro: das 09h30  às 19h30
Outubro: 9h30 às 17h30
De novembro a dezembro: das 9h30  às 16h30
Fechado em 25/12

Preços:

Entrada completa de 15 a 65 anos € 4,00
Bilhetes reduzidos 3,00 €: grupos com mais de 10 pessoas acompanhados por um guia, maiores de 65 anos, crianças dos 6 aos 14 anos e estudantes.

Entrada grátis

Entrada gratuita: crianças menores de 6 anos, deficientes com acompanhante, estudantes por motivo de estudos (autorização prévia da Opera delle Mura).

Se desejas uma visita guiada em Lucca, fale conosco.

 

Categorias: Lucca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *