No artigo Monteriggioni, uma fortaleza Militar, já contamos a origem e o motivo pelo qual esse burgo foi fundado como uma função defensiva da República de Siena. Hoje, iremos dar dicas do que se ver em Monteriggioni que apesar de ser muito pequena, é um encantador burgo da Toscana e que claro, merece uma visita!

Porta Franca ou Romea

É a entrada principal do Castelo. A porta está voltada para Roma e se abre na base de uma torre com um amplo arco ogival. No passado, é muito provável que estivesse equipada com uma ponte levadiça. À esquerda do arco é possível ver a inscrição que comemora a fundação de Monteriggioni; enquanto a lápide à direita, celebra a unificação da Itália ocorrida no século XIX.

Porta di Ponente ou San Giovanni

Esta porta, voltada para Florença, fica ao lado de uma torre e consiste em um simples arco semicircular. Algumas ameias localizadas no alto indicam que, originalmente, as muralhas defensivas tinham sido previstas um pouco mais baixas. À direita da entrada, uma placa mostra os versos de Dante nos quais Monteriggioni é citada.

Piazza Roma

A praça representa o coração do castelo. Ali você poderá encontrar restaurantes típicos e adegas, a Pieve di Santa Maria Assunta, o Museu das Armaduras e o poço do castelo.

Pieve de Santa Maria Assunta

A igreja, com vista para a praça principal, é o edifício que melhor preservou suas características medievais. Construída durante o século XIII, possui um único ambiente com planta retangular. A fachada, de refinada elegância, possui um belo portal com um arco de pedra. Além de um sino datado de 1299, a igreja abriga uma pintura do século XVII que representa a Madonna del Rosario, para a qual um festival local é dedicado no mês de outubro.

Passear pelas muralhas

Monteriggioni

Imperdível para aqueles que decidem visitar Monteriggioni é caminhar pelas muralhas do castelo. Do topo da muralha defensiva, você poderá admirar a esplêndida paisagem do Chianti e do Valdelsa, além de desfrutar de uma vista privilegiada do castelo. Mas com um pouco de imaginação, você também poderá ouvir os passos dos soldados que, antigamente, dessas muralhas, defendiam o castelo.

Museu das Armas

O museu abriga reproduções fiéis de armas e armaduras medievais e renascentistas. Além disso, modelos precisos ilustram técnicas de assédios em voga na época. Cada sala é dedicada a um momento específico da história de Monteriggioni. Muito apreciado pelos visitantes é a oportunidade demanusear e usar algumas armas e partes de armaduras, localizadas em áreas especiais do museu.

Festa Medieval

Todos os anos, no mês de julho, acontece em Monteriggioni, uma grande festa medieval.  A festa medieval, agora em sua edição XXIX, está entre as mais antigas na Itália e nunca teve anos de interrupção. Constitui, em sua duração média de 6 dias (dois fins de semana em julho).

A cidade é fechada e é necessário pagar um bilhete de entrada, uma espécie de “pedagio”, como acontecia em época medieval. A festa medieval é composta de um grande banquete, grupos de dança e músicas, mercadinho de produtos típicos, jogos medievais.

Se desejas saber mais curiosidades de Monteriggioni, agende já a sua visita guiada conosco!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 17 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

2 comentários

Maria Silvina · fevereiro 16, 2023 às 2:21 pm

Olá! Precisava saber as datas certas da festa de Monteriggioni em julho. Obrigada!

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *