Já escrevemos um itinerário completo em Florença onde você poderá admirar todas as obras de Michelangelo em Florença. No artigo de hoje, vamos conhecer um lugar especial, que ainda não está aberto para visitação: a Sala Secreta de Michelangelo na Capela dos Medicis.

Uma sala secreta, localizada nas Capelas dos Medicis, conserva obras de arte perdidas do grande artista do Renascimento, Michelangelo Buonarroti. Esses desenhos que raramente são vistos, foram realizados nas paredes da pequena sala. Provavelmente podem ter sido criados quando o famoso artista se refugiou durante o assédio feito em Florença pela família Medici em 1530.

Foto: Niccolò Cambi / Massimo Sestini

Em 1975, Paolo Dal Poggetto, então diretor do museu das Capelas dos Medicis em Florença, encontrou esse tesouro renascentista.

Enquanto procuravam um novo percurso para o museu, Poggetto e seus colegas descobriram um alçapão escondido debaixo de um armário perto da Sacristia Nuova, local que foi projetado para abrigar os túmulos ornamentados de Lorenzo e Giuliano dos Medicis. Embaixo do alçapão, degraus de pedra levavam a uma sala secreta.

Desenhos da sala secreta de Michelangelo
Foto: La Reppublica

Nas paredes da sala secreta, Poggetto e seus colegas descobriram o que eles acreditavam serem desenhos do famoso artista Michelangelo. Sob a direção de Poggetto, os especialistas passaram semanas removendo meticulosamente o gesso com ferramentas especiais. Surgiram dezenas de desenhos, muitos deles esboços das grandes obras de Michelangelo.

Poggetto concluiu que o artista se isolou na câmara secreta por dois meses em 1530 para se esconder da família Medici. Uma revolta popular levaram os Medicis, governantes da cidade, ao exílio em 1527. Apesar dos Medicis serem seus “patrocinadores”, Michelangelo traiu a família, alinhando-se a outros colegas florentinos que eram a favor da República de Florença.

Fotos: Niccolò Cambi / Massimo Sestini

Com o retorno dos Medicis ao poder alguns anos depois, a vida do artista que na época tinha 55 anos de idade, estava em perigo. Muito provavelmente Michelangelo sentiu medo dos Medici e decidiu ficar escondido na sala secreta. Os historiadores suspeitam que Michelangelo ficou isolado fazendo um balanço de sua vida e da sua arte.

Sala secreta de Michelangelo: desenhos
Foto: La Reppublica

Michelangelo era um gênio estimulado por uma criatividade sem limites. O que ele poderia fazer isolado numa pequena sala escondida debaixo de um alçapão? A reposta é muito fácil: desenhar!

Como em qualquer obra de arte secular não assinada, é impossível confirmar as origens dos desenhos com absoluta certeza. Após a descoberta de 1975, uma importante autoridade da arte renascentista afirmou que a coleção dos desenhos foi uma das principais descobertas artísticas do século XX. Mas William Wallace, estudioso de Michelangelo na Universidade de Washington em St. Louis, é cético.

Sala secreta de Michelangelo: desenhos
Foto: La Reppublica

Um desenho a carvão da figura humana aparece em uma parede da câmara escondida. O esboço pode ser uma versão de uma das pinturas de Michelangelo na Capela Sistina, no Vaticano.

Sala secreta de Michelangelo: desenhos
Cabeça do Laooconte – Foto: La Reppublica

Antes da pandemia, a diretora do museu tinha declarado que havia intenção de abrir a sala secreta para visitação. Mas creio, que teremos que esperar mais um pouco.

Achou este artigo interessante?
Compartilhe em sua rede de contatos do Twitter, no seu mural do Facebook. Compartilhar o conteúdo que você considera relevante ajuda esse blog a crescer. Grazie!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *