Para nós de Florença, os Uffizi sempre foram o melhor museu do mundo, mas quando a afirmação vem da Timeout, uma histórica revista cultural inglesa, o gostinho é outro.Há apenas três meses, os Uffizi com seu projeto de arte no território toscano chamado “Uffizi diffusi”, já haviam entrado no ranking elaborado por outra prestigiosa revista: “The World’s 100 Greatest Places of 2021″ publicado anualmente pela “Time Magazine”.

Tour Galleria degli Uffizi com guia brasileira
A Nascimento de Venus – Sandro Botticelli

O artigo enfatiza que “não importa se você já viu mil vezes o ‘Nascimento de Vênus’ de Botticelli, nada o prepara para o impacto com a verdadeira obra-prima. O museu conserva na sua coleção pinturas espetaculares dos principais artistas italiano: Giotto, Cimabue, Masaccio, Piero della Francesca, Lippi, Ghirlandaio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Tiziano, Bronzino, Caravaggio, entre outros.

O Louvre em Paris ocupa o segundo lugar na lista da “Timeout”, enquanto o MoMA em Nova York é o terceiro; o quarto é o , National Museum of Modern and Contemporary Art di Seoul, enquanto o quinto é o Museu National Museum of African American History and Culture, Washington DC. O Museu da Acrópole em Atenas fica com o sexto lugar, a China fica com o sétimo com o Museu dos guerreiros e cavalos de terracota de Xi’an, a Rússia com o oitavo com o Hermitage em São Petersburgo. Nono lugar o Rijksmuseum em Amsterdã, décimo o Tate Modern em Londres.

Galleria degli Uffizi

Os Uffizi, com suas esculturas e pinturas da Idade Média à era moderna, são uma verdadeira viagem pela história da cidade e de toda a arte italiana e internacional.


A começar pela entrada, onde está exposto o retrato de Anna Maria Luisa de’ Medici, que merece o crédito por ter doado todas as colecções dos Medici a Florença, com o chamado pacto de família. E ainda as obras-primas de grandes mestres como Giotto, Cimabue, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio e Rafael.

Tour Galleria degli Uffizi com guia brasileira


As coleções de pinturas do século XIV e do Renascimento contêm obras-primas absolutas da arte de todos os tempos. Basta pensar, apenas para citar um entre muitos, na “Anunciação” de Leonardo da Vinci. Além de obras significativas da pintura europeia, especialmente alemã, holandesa e flamenga. Não menos importante é a coleção de estátuas antigas e bustos da família Medici. A coleção inclui esculturas romanas antigas e cópias de originais gregos perdidos.

Quer fazer um tour nos Uffizi comigo? Entre em contato!


Cristiane de Oliveira

Brasileira do Rio de Janeiro, vive em Florença ha 12 anos. Apaixonada por arte, historia e bons vinhos. Guia de turismo e sommelier na Toscana.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.